Durante esse ano, as massas de gelo encolheram em média 1,4 metros por todo o mundo, perto de cinco vezes mais do que o registo médio entre 1980 e 1999, que foi de 30 centímetros por ano.
Os glaciares são acumulações de gelo em locais do mundo em que a neve não derrete totalmente durante as estações quentes. Isto acontece ou em regiões de montanha ou nos pólos, permitindo um acumular sucessivo de gelo ano após ano. A importância para o ecossistema e para o homem é enorme e milenar. Os glaciares são uma fonte segura de água durante as épocas secas, que alimenta rios, populações e culturas agrícolas.
Segundo as Nações Unidas, cerca de 1500 a 2000 milhões de pessoas na Ásia, Europa e Américas dependem das redes de água que são alimentadas pelos glaciares. Os glaciares são “armazéns naturais para água potável, agricultura, indústria e energia durante alturas chave do ano”, diz Achim Steiner director do programa de ambiente das Nações Unidas.
O desaparecimento de glaciares pode originar o colapso de infra-estruturas, migrações em massa e até conflitos. "Estamos a discutir algo que acontecerá durante o nosso tempo de vida”, avisa Steiner, à BBC. É cada vez mais consensual que o aquecimento global, devido à actividade humana, seja a causa deste fenómeno.
N.M.
os glaciares estao a diminuir drasticamente, a causa de isto acontecer é essencialmente a acção humana, e ja estamos a observar as consequencias destas acçoes, adorei o artigo
ResponderEliminar