terça-feira, 11 de maio de 2010

Volframite

É o minério mais importante de volfrâmio. A composição química é um tungstato de ferro e manganésio. Trata-se de uma solução sólida cujos membros são o ferberite (tungstato de ferro) e a hubnerite (tugstato de manganésio). Cristalizam em formas da classe holoédrica do sistema monoclínico. São minerais pretos ou castanhos-escuros com risca cor de chocolate, por vezes preta. São opacos, de brilho submetálico.
A volframite é um mineral duro, frágil e muito denso.


http://www.infopedia.pt/$volframite J.C.

Rio de Frades – Minas do Volfrâmio

«Aquando da Primeira Guerra Mundial, iniciou-se em Arouca a corrida ao Volfrâmio, minério utilizado no fabrico de armas e munições, com vista ao seu endurecimento e maior resistência.»

«O antigo Couto Mineiro de Rio de Frades localiza-se na freguesia de Cabreiros, junto à povoação de Rio de Frades, concelho de Arouca e distrito de Aveiro; as primeiras minas de volfrâmio foram aqui demarcadas em 6-5-1914. A exploração destas minas, no período das Guerras Mundiais, foi efectuada pela Companhia Mineira do Norte de Portugal, pertença de alemães. A mina de Poça da Cadela, a mais importante de Regoufe e próximo da aldeia homónima foi concedida em 9-9-1915, tendo sido extinta pelo decreto lei nº88/90. Estas minas foram exploradas, no seu período áureo, pela Companhia Portuguesa de Minas, que na realidade pertencia a ingleses. Os dois centros mineiros distam, apenas, cerca de 5 km.
Como é referido em Silva e Ribeiro (2004), as minas de Rio de Frades e Regoufe constituem, no concelho de Arouca, o primeiro grande movimento de industrialização e de proletarização, e ainda, o maior investimento estrangeiro, até à actualidade.



http://ppp.aroucaonline.com/2009/10/22/rio-de-frades-minas-do-volframio/comment-page-1/